Projeto Olho d'água: Bacia do Paraná
O projeto Olho d'água tem como objetivo proteger e monitorar áreas de Cerrado com importância única para o provimento de água na bacia hidrográfica do Rio Paraná. Por meio da criação de RPPNs, iremos consolidar que áreas de cerrado sejam perpetuamente protegidas, além de mitigar impactos hídricos do desmatamento, queimadas nas áreas chave para proteção da bacia.
Para isso, o projeto é dividido em dois componentes: apoio para criação de cinco Reservas Privadas do Patrimônio Natural (RPPN) em áreas estratégicas e ações para monitoramento de impactos, como desmatamento e queimadas por meio do Suindara Sistemas de Alertas de Desmatamento e Queimadas em 10 territórios chave para conservação da Bacia do Paraná. Nossa expectativa é que ao final do projeto sejam 1 milhão de hectares de Cerrado efetivamente monitorados e fortalecidos.
O projeto Olho d’água pretende engajar proprietários de terra e gestores das unidades de conservação, fortalecer processos de criação de RPPNs, implementar e capacitar usuários para utilização do Suindara nas áreas mencionadas. O projeto, que terá início em janeiro de 2022, é uma iniciativa do Instituto Cerrados com apoio da Coca-Cola Brasil.
Quer criar a sua RPPN no Cerrado?
Apoie RPPNs do Cerrado. Ajude o Instituto Cerrados a proteger nosso bioma.