Contexto do Cerrado na bacia hidrográfica do Paraná
Em junho de 2021, a mídia expôs a situação de emergência hídrica na bacia do Paraná, decretada pela Agência Nacional de Águas (ANA), com implicações preocupantes para o setor agrícola e energético. Em um trecho da UHE Água Vermelha, por exemplo, que faz parte do sistema de reservatórios da bacia do Paraná, o nível da barragem estava abaixo de 8% de sua capacidade após o último período chuvoso, segundo nota do ClimaInfo.
As mudanças climáticas e o desmatamento são apontados como causas da redução da vazão do rio Paraná em 2021. Dessa forma, fortalecer o monitoramento e ampliar a preservação do Cerrado remanescente na bacia do Paraná é fundamental para garantirmos a manutenção de importantes serviços ecossistêmicos, em especial o provimento de água.
Ainda existem 17 Mha cobertos por vegetação nativa na bacia do Paraná, o que corresponde a 41% da porção delimitada pelo bioma Cerrado.
O projeto Olho D'Água pretende contribuir efetivamente com a proteção de ambientes naturais nessa região, além de apoiar a gestão e o monitoramento das queimadas e do desmatamento em outras UCs, desde RPPNs, até grandes Parques Nacionais.