Projeto Olho D’água
Criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no Cerrado da Bacia do Rio Paraná
Preâmbulo O Instituto Cerrados (IC) promove a primeira chamada para a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) na porção de Cerrado da bacia hidrográfica do Rio Paraná, no âmbito do projeto Olho D'água. A presente chamada busca encontrar proprietários rurais interessados na criação de RPPNs em suas propriedades, e tem por objetivo proteger ao menos 500 hectares de cerrado na região da bacia do Paraná, no conjunto das RPPN.
O IC é uma Organização da Sociedade Civil que há mais de 10 anos atua na proteção do bioma Cerrado e para tanto, uma das principais estratégias é a criação de RPPNs. Atualmente, cerca de um terço das RPPNs federais do país foram criadas com o nosso apoio. Por meio da presente chamada, pretendemos dar continuidade a esse esforço, apoiando a criação de RPPNs com área de no mínimo 50 hectares, sem custo ao proprietário, além de oferecer todo o acompanhamento técnico durante o processo administrativo.
Estão descritos abaixo os critérios para seleção de propostas a serem contempladas pelo projeto.
Justificativa
Apesar de ser a savana mais biodiversa do mundo e da sua fundamental importância na manutenção da água e regulação do clima, o Cerrado é também o bioma mais ameaçado do Brasil. Em 2021, a área desmatada no Cerrado chegou a mais de 46% do território, com uma taxa crescente de mais 8 mil km² desmatados por ano. Diante desse cenário, a tendência é que a representatividade das formações vegetais do bioma seja perdida nas próximas décadas.
Dos 204 milhões km² do bioma, apenas 3.2% estão protegidos dentro de Unidades de Conservação de Proteção Integral e cerca de 4% em Terras Indígenas. Em contraste, cerca de 81% do bioma está em áreas privadas, entre áreas de uso e remanescentes.
Portanto, há uma grande oportunidade de ampliar a proteção do bioma por meio da criação de Reservas Privadas, especialmente em áreas mais sensíveis e sob maior pressão antrópica, como a bacia do Paraná, onde restam apenas 23% da vegetação nativa de cerrado.
Assim, apoiaremos a manutenção de ecossistemas naturais que provêm serviços ecossistêmicos essenciais à vida, notadamente, o ciclo hidrológico.
Funcionamento
Com base nos critérios descritos a seguir, o IC selecionará a(s) propostas mais aderentes, com o objetivo de apoiar a criação de RPPNs sem custos aos proprietários. Isso significa que o IC arcará com: (1) análise técnica e detalhamento do limite proposto, (2) georreferenciamento da reserva, (3) assessoria documental e (4) elaboração e acompanhamento do processo junto ao ICMBio. Assim, o(s) proprietário(s) selecionado(s) deverá apenas apresentar os documentos necessários, eventuais assinaturas e registros cartoriais, bem como receber os técnicos em uma eventual visita de campo ou registro audiovisual.
A Chamada tem o intuito de selecionar proprietários engajados, detentores de propriedades que tenham uma área nativa de no mínimo 50 hectares a ser protegida e com a documentação mínima necessária (matrícula do imovel registrada em cartório, CCIR e NIRF) para o início do processo de criação de RPPN.
As primeiras propostas que cumpram os requisitos terão prioridade para receber o apoio. Cada proposta será avaliada individualmente, considerando o local e a área da propriedade, a documentação, os custos para o IC e a prioridade de conservação. Sendo assim, não há um número definido de vagas.
As propostas pré-selecionadas serão notificadas por e-mail e seus representantes deverão participar de reunião online específica, para maior detalhamento do processo.
O processo de aplicação de proposta é simples e o mais objetivo possível, para que os proponentes tenham facilidade em realizá-lo. As etapas são as seguintes:
preencher e enviar o formulário deste link; e após selecionada a proposta;
participar de reunião introdutória;
enviar a documentação solicitada;
acordar a área e o limite exato da RPPN, junto ao time do IC;
autorizar a divulgação da criação da RPPN.
Os proprietários selecionados nas referidas fases serão instruídos pela equipe do IC, que também irá elaborar e conduzir a geração dos documentos e processos não pessoais do proprietário, pertinentes a criação da RPPN.