Apesar do alto percentual de unidades de conservação existentes na capital do país (88%), mais da metade delas permitem intervenção humana. Especialistas alertam para necessidade de garantir ações de recuperação das regiões degradadas e mais vulneráveis
Correio Braziliense 13.05.22
Yuri Botelho Salmona, diretor executivo do Instituto Cerrados, geógrafo, especialista em Análise espacial ambiental, salientou que o Cerrado tem sido subestimado e esquecido no debate sobre meio ambiente e desenvolvimento e que não se pode falar de Amazônia sem falar de Cerrado.
PT na Câmara 11.04.22
Por falta de verba, instituto chegou a reduzir pela metade a equipe de monitoramento do Cerrado e dados sobre o bioma tinham previsão orçamentária para durar até abril.
G1 Vale do Paraíba e Região 06.04.22
UOL 16.01.22
R7 09.01.22
Brasil de Fato 07.01.22
Brasil de Fato 05.01.22
Brasileiros transformam suas fazendas em reservas naturais; entenda como isso ajuda o ambiente Maioria dessas reservas fica na Mata Atlântica, mas iniciativas estão crescendo também no Cerrado; especialistas defendem tornar modelo mais atrativo, ampliando possibilidades de geração de renda Estadão 14.12.21
Com falta de investimento em defesa do bioma e desmatamento desenfreado, ambientalistas alertam para desertificação
O Hoje 09.10.21
O monitoramento do Cerrado está à beira do colapso por falta de dinheiro. Em uma live promovida pela Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso na última quinta-feira (16), o tecnologista sênior do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) Luís Maurano não deixou dúvida: se nada acontecer até o final de dezembro, já em janeiro "o projeto praticamente termina por falta de equipe técnica para manter o sistema em pé"
UOL 20.09.21
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais acionou dois ministérios e dois financiamentos para seguir com atividade; bioma tem em 2021 o maior desmatamento desde 2012 e influencia na crise hídrica e agronegócio.
G1 18.09.21
Dura apenas até dezembro a previsão orçamentária do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o o monitoramento do Cerrado brasileiro, que, por falta de recursos, pode deixar de ser observado pelo poder público a partir de janeiro de 2022.
O GLOBO 18.09.21
Os números apontam para a importância do monitoramento do Cerrado realizado pelo INPE, além das ameaças ao bioma e suas implicações para a crise hídrica, conservação da biodiversidade e mitigação das mudanças do clima.
FRENTE PARLAMENTAR AMBIENTALISTA 16.09.21
O bioma teve cerca de meio hectare desmatado por dia em 2020 devido, em grande parte, ao avanço acelerado da monocultura de grãos e da pecuária extensiva
Fundação Verde 10/09/21
CBN 08.09.21
Devastação do Cerrado X Apagão é o tema do novo Podcast Entrevistamos o geógrafo Yuri Salmona, fundador do Instituto Cerrados, ONG focada em conservação do bioma, para explicar como o avanço do desmatamento no Cerrado aumenta o risco de apagão elétrico no Brasil.
Comitê Bacia Hidrográfica Rio São Francisco
Diálogo Chino 09.07.21
(Esta reportagem de RosangelaLofti foi publicada originalmente no Diálogo Chino e é republicada aqui sob a licença Creative Commons)
"É uma resposta preguiçosa atribuir a variação nos reservatórios apenas ao El Niño ou à La Niña", diz o geógrafo Yuri Salmona, diretor do Instituto Cerrados e doutorando em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília (UnB)
BBC News Brasil 06.07.21
Jornal de Brasília 05.07.21
Fora dos mapas oficiais, povos e comunidades tradicionais utilizam a ferramenta Tô no Mapa na luta por direitos territoriais ainda não reconhecidos; conflitos pela terra, invasões, queimadas e contaminação por agrotóxicos são as principais ameaças enfrentadas, aponta relatório
Site ISPN 30.06.21
Com só 60 mil habitantes, o município goiano de Cristalina é um dos berços de um sistema que leva água e eletricidade aos lares de cerca de 60 de milhões de brasileiros.
BBC News Brasil 21.06.21
Mapeamento anual também deve ser descontinuado a partir de dezembro. Governo ainda não apresentou alternativa para fim dos programas Deter e Prodes-Cerrado
Reportagem O Eco 18.06.21
Ao todo, sete reservas somam 70 hectares, o equivalente a 70 campos de futebol. Área deve ser preservada e pode abrigar atividades educativas e ecoturismo.
G1 15.08.2019
Unidade na Fazenda Lavras do Abade ocupa mais de quatro hectares
Chamada de Mata da Borboleta Azul, área é equivalente a quatro campos de futebol. Local ainda não é aberto para turistas.
G1 09.08.2019