Bacuripari significa “fruta de cerca”, vem do tupi guarani e descreve seus ramos que crescem na horizontal quando a planta nasce em áreas abertas. Também dá nome a uma imensa área preservada no Cerrado, refúgio para animais silvestres como anta, capivara, queixada, lobo guará, veado campeiro, tamanduá, teiús e uma infinidade de aves. A Reserva de Privadas de Patrimônio Natural (RPPN) Bacupari abrange 36.80 hectares de Cerrado, e está localizada no coração de Cavalcante-GO, faz parte da zona de amortecimento norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), da Reserva da Biosfera Goyaz (UNESCO) e APA do Pouso Alto.

O local é exuberante e privilegiado. Rico em fisionomias cerratenses, como campos rupestres, cerradão e mata de galeria, todas preservadas. De seus mirantes, é possível avistar parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, suas cachoeiras e vales no horizonte.

A RPPN Bacupari se soma a outras RPPNs na região que se transformam num corredor de preservação no Cerrado. A propriedade pertence ao empresário Fábio Pádula e foi descoberta por ele e a família há mais de 20 anos.

Padula conta que ter uma RPPN era um sonho antigo. Seu projeto era trabalhar com regeneração produtiva de áreas degradadas no Cerrado. A ideia era que a propriedade estivesse localizada em um território preservado, mas também que houvesse áreas de pastagens degradadas para reestruturar o Cerrado por meio de técnicas de regeneração e de forma produtiva.

“Desde o início do projeto a ideia era ter uma propriedade com uma área destinada para uma Reserva Privada. Chegamos até nossa propriedade em Cavalcante-GO nos anos 2000 e três anos depois já tínhamos definido qual local seria a RPPN. Escolhemos uma área preservada, às margens do rio São Bartolomeu com enorme importância ambiental”, afirma.

Segundo Padula, quando iniciou sozinho os protocolos para processo de criação da RPPN o trabalho foi bastante exaustivo. “Pela burocracia em si, o grande números de documentos, diversas certidões em órgãos distintos, além da morosidade dos trâmites, acabei desistindo”. Apenas em 2020, Padula conseguiu transformar quase 38 hectares dos 300 de sua propriedade em Reserva por meio do projeto Reservas Privadas do Cerrado. O projeto foi executado pela Funatura em parceria com o Instituto Cerrados e apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês para Critical Ecosystem Partnership Fund) e Instituto de Educação Internacional do Brasil (IEB).

“Foi um trabalho em conjunto. Participar do projeto facilitou tudo, orientou nas emissões de cada certidão necessária, dentro dos prazos e seguindo todos os protocolos de forma coordenada. As coisas andaram e sou grato a todos os parceiros que viabilizaram o projeto e ao trabalho do Instituto Cerrados”, destaca o empresário.

Video youtube tutorialyoutube_stream_video
Para Padula, a criação de RPPNs é sem dúvida uma grande estratégia de conservação e manutenção do bioma Cerrado e outros ambientes naturais. A RPPN é a garantia por lei da conservação perpétua, da conservação para eternidade. “Para os proprietários que pensam em criar uma RPPN e investir em conservação, aconselho que façam o mais rápido possível. É uma mudança de paradigma, é um caminho ambientalista que no coração dá um orgulho e que pensa nas futuras gerações”, afirma. 

Conheça um pouco da RPPN Bacupari, criada por Fábio Pádula.

Video youtube tutorialyoutube_stream_video
Sobre a Reserva Bacupari

A RPPN Bacupari é um lugar especial. Está localizada na propriedade de Fábio Pádula que durante dezoito anos se dedica a este paraíso situado na Chapada dos Veadeiros. A Reserva Bacupari é constituída principalmente por quatro fisionomias do Cerrado: cerrado rupestre, campos, cerrado propriamente dito e mata de galeria, todas preservadas. A RPPN tornou-se um lugar protegido e seguro para diversos animais silvestres e aves da região, proporcionando aos que por ali passam a fantástica oportunidade de ouvir e admirar aves como o martim pescador, seriemas, tucanos, araras e muitos outros.

Por proteger diversos tipos de vegetação típica do Cerrado, a RPPN Bacupari contribui para a dispersão de sementes e para a proteção da bacia do rio Almas e micro bacia do rio São Bartolomeu. A Reserva recebe atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo sustentável.


Uma das divisas da Reserva é o rio São Bartolomeu, que nasce no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O rio passa pela propriedade por quase três quilômetros formando pequenas praias, corredeiras e poços naturais. A RPPN Bacupari além de favorecer a proteção da rica fauna e flora da região, mantém importantes serviços ecossistêmicos locais como a qualidade da água na bacia hidrográfica do rio São Bartolomeu próximo à Reserva e que deságua no rio das Almas.

Na propriedade em que está a Reserva, é possível ter contato com algumas práticas sustentáveis que foram direcionadas para redesenhar o ambiente que já havia sido degradado. São técnicas permaculturais, agroflorestais, e de manejo e comércio justo. Nessas áreas foram introduzidas inúmeras espécies vegetais nativas, madeireiras e exóticas para produção. Já nas áreas pouco alteradas, foram introduzidas apenas espécies nativas.

Na Área de Proteção Permanente (APP) ocuidado foi apenas com as erosões. Além disso, em todas as áreas da propriedade mantemos rotas de coletas georreferenciadas de sementes e frutos para produção de mudas para o viveiro e comercialização.

Outra parte do projeto é um empreendimento de turismo sustentável com casas para aluguel com fonte de água natural. O hóspede utiliza a entrada principal da Reserva Ambiental Bacupari, terá acesso privativo a toda casa mãe e seus anexos (cozinha, banheiro, capela ) e 8 km de trilhas e prainha do rio São Bartolomeu.
Para conhecer a Reserva Bacupari entre em contato pelo                    Gabriela: (11) 99609-0639; (62) 9979-9841

Ou visite as redes sociais da Reserva Bacupari
Instagram
Facebook
Airbnb

*Com informações do projeto Reservas Privadas do Cerrado. 
Imagem

Tenha uma experiência única e relaxante no Cerrado, vivendo em uma casa construída baseada nos ensinamentos da Permacultura, rústica mas aconchegante. Você pode relaxar e desfrutar de uma linda vista para cachoeiras e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros; e ainda terá a oportunidade de observar animais silvestres e conhecer plantas típicas da região.
fonte: airbnb