Programa Povos do Cerrado
O programa “Povos do Cerrado: Mapeamento de Comunidades Tradicionais” busca apoiar o mapeamento e fortalecer a territorialidade de comunidades tradicionais e rurais da agricultura familiar que vivem no Cerrado. São comunidades que levam tradição em suas diferentes formas de conviver com o Cerrado de pé. Seus conhecimentos, modos de vida, identidades, práticas culturais e econômicas dependem diretamente da preservação do bioma.
Nossa estratégia envolve pesquisa e identificação de comunidades, suporte para mapeamento e cadastro no aplicativo “Tô no Mapa”, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) e Rede Cerrado. Oferecemos apoio para a proteção ambiental de territórios tradicionais e o Guia de Formalização de Territórios, um documento inédito que aponta os caminhos institucionais que cada tipo de comunidade deve percorrer para iniciar a regularização de seus territórios.
Apoiar a proteção desses territórios, além de significar respeito às tradições que nos formam, também significa proteger saberes do convívio com o Cerrado de pé e os benefícios disso, como o provimento de água, estocagem de carbono na vegetação e solo, entre outros serviços ambientais.
Realizamos ações desse programa com o apoio do Good Growth Partship (GGP), WWF- Brasil, bem como Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) e Rede Cerrado, Climate and Land Alliance - CLUA, e Global Witness.