QUER PROTEGER O CERRADO?

 Apoie o Instituto Cerrados a alcançar a meta 
de 1 milhão de hectares protegidos.

Junte-se à nossa missão!

O Cerrado é a savana mais biodiversa do mundo, berço das águas e abrigo de uma sociobiodiversidade  incrível. Mas é também o bioma mais ameaçado do Brasil, com uma taxa de desmatamento duas vezes maior que a da Amazônia, e extremamente desprotegido pela lei. Não há tempo a perder!

Por isso o Instituto Cerrados - IC - uma Organização não Governamental foi fundado em 2011, com foco na conservação e uso sustentável do Cerrado, Temos como missão o combate ao desmatamento por meio do apoio de alternativas que convivam com o Cerrado de pé, como o fortalecimento da territorialidade de Comunidades Tradicionais , suporte para criação de territórios protegidos, em especial de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs), monitoramento e suporte a mitigação e combate à queimadas e desmatamento.

As doações realizadas ao Instituto Cerrados serão direcionadas ao funcionamento da organização, projetos, parcerias e nos termos do objeto social de seu estatuto. O montante arrecadado será destinado aos trabalhos em prol da conservação do Cerrado e a manutenção do Instituto Cerrados, podendo ser alocado em diferentes frentes, de acordo com planos de ações de seus Programas e necessidades pontuais.

Conheça nossos Programas:
Imagem
Programa Jurema de Proteção do Cerrado

O Programa Jurema de Proteção do Cerrado tem como objetivo ampliar a proteção e a efetividade de áreas protegidas no bioma. Apoiamos a criação e manutenção de Reservas Privadas do Patrimônio Natural (RPPN) e a efetivação de outras áreas protegidas, tais como, Unidades de Conservação, Áreas de Proteção Ambiental, Terras Indígenas, Territórios Tradicionais, entre outras.

O programa viabiliza a criação de áreas protegidas em áreas privadas, por meio das RPPNs e em áreas públicas, por meio de parcerias com municípios ou estados. Conduzimos os processos de criação de RPPN do começo ao fim. Até o momento, já foram criadas 17 RPPNs com nosso apoio e de nossos parceiros locais.

A estratégia de criação de RPPN é fundamental para o Cerrado, pois 80% da terra é privada. Engajar esses proprietários a proteger os remanescentes de cerrado é condição para preservar os serviços ecossistêmicos, como regulação do clima, água e polinização para gerações futuras.

Somos referência em apoiar a conservação por meio do suporte para criação de RPPNs no bioma Cerrado. Entendemos que as RPPNs são um instrumento sólido para ampliar a cobertura legal de áreas de Cerrado já que garante a proteção perpétua da área, sem afetar a titularidade do imóvel. 

Já apoiamos a criação de RPPNs por meio do projeto Reservas Privadas do Cerrado, executado pela Funatura e apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF, na sigla em inglês) e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB); bem como já criamos RPPN com apoio da Nature and Culture International (NCI) e Embaixada da França.
Programa Povos do Cerrado

O programa “Povos do Cerrado: Mapeamento de Comunidades Tradicionais” busca apoiar o mapeamento e fortalecer a territorialidade de comunidades tradicionais e rurais da agricultura familiar que vivem no Cerrado. São comunidades que levam tradição em suas diferentes formas de conviver com o Cerrado de pé. Seus conhecimentos, modos de vida, identidades, práticas culturais e econômicas dependem diretamente da preservação do bioma.

Nossa estratégia envolve pesquisa e identificação de comunidades, suporte para mapeamento e cadastro no aplicativo “Tô no Mapa”, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) e Rede Cerrado. Oferecemos apoio para a proteção ambiental de territórios tradicionais e o Guia de Formalização de Territórios, um documento inédito que aponta os caminhos institucionais que cada tipo de comunidade deve percorrer para iniciar a regularização de seus territórios.

 Apoiar a proteção desses territórios, além de significar respeito às tradições que nos formam, também significa proteger saberes do convívio com o Cerrado de pé e os benefícios disso, como o provimento de água, estocagem de carbono na vegetação e solo, entre outros serviços ambientais.

Realizamos ações desse programa com o apoio do Good Growth Partship (GGP), WWF- Brasil, bem como Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) e Rede Cerrado, Climate and Land Alliance - CLUA, e Global Witness.
Programa Suindara Sistemas de Alertas

O programa Suindara promove o monitoramento do desmatamento e queimadas de forma contínua e focada no território, especialmente em Unidades de Conservação, Reservas Particulares,Territórios Tradicionais e outros territórios parceiros. O Suindara Sistema de Alertas traz agilidade e eficácia pois envia mensagens de alerta para os gestores e envolvidos, além de promover planos de combate ao fogo e desmatamento. Assim, a tomada de decisão é mais assertiva frente ao combate de incêndios não programados e desmatamento ilegal em territórios protegidos.

O uso do Suindara é fundamental para diminuir o tempo de resposta ao fogo não planejado. Assim, diminuímos a área queimada e os impactos sobre a fauna e flora local. Com isso menos gases do efeito estufa são emitidos, menos espécies morrem localmente e mais recursos naturais são protegidos. Esse trabalho é um forte apoio aos brigadistas, que de fato protagonizam o combate ao fogo no Cerrado.
Programa Elos do Cerrado

O Elos do Cerrado é o nosso programa de geração e compartilhamento de conhecimento sobre o Cerrado, em prol da sua conservação e uso sustentável. De dois em dois anos, promovemos um espaço para o diálogo, troca de conhecimento e debate sobre desafios e soluções para a conservação do Cerrado. A primeira edição do evento Elos do Cerrado aconteceu em setembro de 2020, online e de forma totalmente gratuita.

Foram oito dias de debates nas rodas de conversa sobre diferentes temas, entre eles a importância das comunidades tradicionais, conservação em áreas privadas, ocupação e desmatamento no Cerrado, dentre outras temáticas pertinentes à proteção do bioma. Também organizamos 3 espaços de conteúdo lúdico e artístico que abordaram o tema “Elos do Cerrado, oportunidades e desafios na proteção desse bioma”. Foram uma exposição fotográfica, uma exposição de obras de arte inéditas e o diagrama Cerrado Lógico. Além disso, tivemos lives com especialistas conversando sobre esses espaços.

A ideia é acumular material e disponibilizar para o máximo de interessados, garantido assim que mais pessoas tenham acesso a conhecimento de qualidade, se capacitando para colaborar na proteção do bioma.