João da Silva
Pré-Cadastro Povos do Cerrado

Realizando o pré-cadastro no projeto, as lideranças de comunidades tradicionais contribuem com informações para o mapeamento e visibilidade de suas comunidades. O projeto Povos do Cerrado atua em parceria com a iniciativa “Tô no Mapa”, desenvolvida  pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), e Rede Cerrado. 

O projeto Povos do Cerrado foi desenvolvido como parte do Projeto de Demanda Responsável da “Good Growth Partnership”, graças ao apoio financeiro do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) através do World Wildlife Fund (WWF).

Trabalhamos por meio do suporte ao cadastramento das comunidades tradicionais do Cerrado no aplicativo “Tô no Mapa” e sua interface com a Plataforma de Territórios Tradicionais, uma iniciativa do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) e do Ministério Público Federal (MPF).

Após a realização do Pré-Cadastro, a comunidade recebe o Guia Geral de Formalização de Territórios Tradicionais documento inédito que reúne, em um único material, diversas informações para a busca de direitos sociais, culturais, ambientais e territoriais das comunidades tradicionais.

O Guia foi elaborado pelo Instituto Cerrados em diálogo  com o MPF, ISPN e Rede Cerrado. O documento está em constante atualização e foi construído a partir de informações disponíveis na internet e  consultas ao  Ministério Público Federal (MPF), Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), à Fundação Nacional do Índio (Funai) e à Fundação Cultural Palmares (FCP).