Projeto Mosaico de
Proteção da Serra dos Pireneus


Há mais de 10 anos, o Instituto Cerrados (que antigamente se chamava Cerrado e Sociedade - ICS) promoveu, junto ao ICMBio e com o apoio da Associação dos Moradores do Corrego do Barriguda, um Workshop sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), em Pirenópolis. Lá no Vale do Barriguda já havia a RPPN Segredo da Serra do Pireneus, e a RPPN Pau Terra, fruto de muitas conversas e empenho do Fernando Maduenõ e da Rossana Gehlen.

O burburinho sobre RPPN já existia: em 1990, em Pirenópolis, foi criada a primeira RPPN do Brasil, a Vagafogo. Desde então, outras 6 foram criadas. Foi um Workshop especial e que conseguiu plantar sementes fortes, mas com a dormência típica do cerrado - Demorou a germinar. 

O destino nos sorriu em 2018, durante uma conversa com Reinaldo Lourival, da Nature and Culture International (NCI) - apresentei o projeto e ele disse "Demorou! Vamos fazer!". E graças à confiança no nosso trabalho, tivemos a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que não fora possível em outros editais.
 
A meta era ousada: criar 6 RPPN em um ano e meio. Mas como nosso trabalho havia começado há mais de 10 anos, era só uma questão de colocar em prática. E assim foi, a equipe concentrada e motivada superou muitos os obstáculos e de todos os tipos: carro atolado, burocracias bancárias, sensibilização e esclarecimento dos proprietários, carrapatos, documentações inadequadas, memoriais descritivos inespecíficos, entre tantos outros. Mas superamos todos e criamos 7 RPPNs.

Criamos a RPPN Magia do Cerrado, a RPPN Vale da Dyana, a RPPN Caraívas Chácara Vale da Dhyana, a RPPN Caraívas Ecovilla, a RPPN Cantinho do Rio, a RPPN Segredos do Cerrado e a RPPN Mata da Borboleta Azul. Muito obrigado a todos os proprietários, pela disponibilidade e empenho. Nosso muito obrigado ao ICMBio e aos técnicos envolvidos e especialmente, à equipe envolvida: Rossana, Fernando, Camilla, Denilson e Wellington, sem vocês não seria possível. Agora temos o mosaico mais denso de RPPNs do Brasil!

A fase 1 foi concluída, mas o projeto ainda não acabou. Agora iremos para a fase 2, mas essa é uma conversa para um outra postagem. Por hora, veja no mapa abaixo as RPPNs que criamos - nele você pode ver a legenda, mover o mapa e clicar nas Reservas.

Mosaico de Proteção dos Pireneus