17 de Julho - Dia de Proteção às Florestas


Hoje, 17 de julho, é marcado como o dia de Proteção às Florestas. Além de ser uma data que representa conscientização, significa, também, mais um dia de luta em defesa do nosso Cerrado.
 
A conservação das florestas brasileiras é de extrema importância para a manutenção da biodiversidade, dos recursos hídricos e dos processos ecológicos. As florestas em pé estão ligadas à qualidade de vida e à economia, pois os serviços ecossistêmicos proporcionam múltiplos benefícios, como: polinização, regulação climática, paisagens exuberantes, alimentos e matérias-primas. O trabalho de conservação das florestas brasileiras beneficia o Brasil e o mundo, pois nosso país é um dos mais megabiodiversos do planeta - contém mais de 20% do número total de espécies da Terra. 

O Cerrado apresenta formações florestais como a mata seca, mata de galeria, mata ciliar e o cerradão, este último com vegetação de porte florestal. Dez das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras estão no Cerrado. É a água proveniente dessas bacias que abastece os sistemas ecológicos de biomas como o próprio Cerrado, a Caatinga e o Pantanal - e até de bacias da Bolívia e do Paraguai. 

Atualmente, as florestas e as demais formações vegetais brasileiras estão ameaçadas devido às constantes modificações causadas pela ação humana. O desmatamento cresce em alta velocidade, especialmente nos biomas Amazônia e Cerrado, e gera grandes perdas de biodiversidade, desequilíbrio no ciclo do carbono, poluição hídrica e alteração do clima regional, dentre outros impactos.
 
Nesta data também se comemora o Dia do Protetor da Floresta, associada ao personagem do folclore brasileiro Curupira. Segundo essa lenda, o Curupira protege as florestas das agressões constantes do homem, tais como a retirada da cobertura vegetal e a caça de animais. Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata. Entretanto, os verdadeiros “Protetores das Florestas” são comunidades tradicionais, povos indígenas, ativistas e profissionais que lutam diariamente pela conservação das florestas. Essas pessoas são constantemente ameaçadas e mortas por se posicionarem contra assuntos de grande interesse econômico, como é o caso dos madeireiros e garimpeiros. O Brasil é um dos líderes no ranking de países mais perigosos do mundo para quem luta defendendo suas terras, florestas e rios.


Fonte: 

Ministério do Meio Ambiente
https://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira
Ecycle
https://www.ecycle.com.br/6629-dia-de-protecao-as-florestas.html
Brasil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-protetor-florestas.htm
GreenPeace
https://www.greenpeace.org/brasil/blog/e-dia-de-defender-as-florestas/
Cerrado: em busca de soluções sustentáveis
https://www.yumpu.com/pt/document/view/56489415/cerrado-em-busca-de-solucoes-sustentaveis
 
Deixe seu comentário sobre o que você achou desse artigo.