João da Silva

Programa Suindara Sistema de Alerta de Queimadas e Desmatamento

O Instituto Cerrados tem como meta proteger 1 milhão de hectares de Cerrado até 2050 e para tanto uma das nossas estratégias é contribuir para o combate ao desmatamento e queimadas não programadas. O Programa Suindara foi desenvolvido nesse contexto, com a intenção de simplificar o acesso a informações espaciais e dados geográficos sobre focos de calor, queimadas e desmatamento gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), promovendo o monitoramento de forma contínua e focada no território.
 
O Suindara Sistema de Alertas coleta, filtra e disponibiliza os dados e informações sobre desmatamento e queimadas gerados pelo Programa DETER Cerrado e Programa Queimadas do INPE. Nosso Sistema possibilita que o gestor da área seja avisado sobre os alertas pertinentes a seu território e entorno pelo celular, sem que necessite de qualquer habilidade específica. Os alertas contém informações sobre os focos de calor, desmatamento e queimadas, localização exata do acontecimento e a distância que se encontra entre o gestor e o foco de cada ameaça. Receber os alertas rapidamente e de forma eficaz possibilita ações mais coordenadas e efetivas, especialmente quanto ao combate ao fogo.

A proteção de territórios tais como: RPPN’s e outras Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Parques Nacionais e Territórios Tradicionais pode ser bastante desafiadora tendo em vista que grande parte dos gestores trabalham sozinhos ou com pouca estrutura para gerir seus territórios. O Sistema Suindara preenche essa lacuna uma vez que não necessita de grandes estruturas, apenas do uso de aplicativo de mensagens e internet. Nosso sistema também é relevante para municípios que comumente contam com Secretarias de Meio Ambiente mais enxutas e com poucos funcionários disponíveis para filtrar e processar a enorme quantidade de dados espaciais gerados pelo INPE. O Suindara é capaz de fornecer acesso ágil e coordenado dos alertas, oferecendo subsídios necessários para ações rápidas e eficazes no combate ao desmatamento e queimadas não programadas.

Acreditamos que o Suindara Sistema de Alerta de Queimadas e Desmatamento pode contribuir para a proteção de muitos hectares de Cerrado. Em breve, outros formatos do Suindara serão disponibilizados. Caso tenha interesse em apoiar ou participar do Programa Suindara, acesse o link abaixo e preencha o formulário

Link para formulário.

Projeto Piloto da Suindara Sistema de Alerta de Queimadas e Desmatamento

No momento estamos trabalhando para executar a projeto piloto do Sistema Suindara para o combate ao fogo na Área de Vida Silvestre na APA do Pouso Alto, que engloba o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCH) e nas RPPN’s implementadas pelo Instituto Cerrados.

Por meio do uso coordenado do Suindara, pretendemos trazer mais efetividade no combate a queimadas e focos de calor durante a estação seca no Cerrado, entre Setembro e Outubro, quando os eventos de queimadas e incêndios florestais costumam aumentar.
                                                                                  |Escrito por Paula Bronzeado|
Deixe seu comentário sobre o que você achou desse artigo.
"Valorizar o cerrado e aqueles que com ele vivem é
a forma mais eficiente de conservá-lo."