Jurema Proteção do Cerrado


Instituto Cerrados contrata consultores locais para atuar no Projeto Olho D'Água

PREÂMBULO

O Instituto Cerrados - IC é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 2011, com foco na conservação do bioma Cerrado, e comprometida com resultados concretos. Há 12 anos investimos esforços para a consolidação de territórios protegidos, sustentáveis e produtivos. 

Nossa meta é proteger 1 milhão de hectares de Cerrado até 2050, e para isso, atuamos por meio de diferentes estratégias, organizadas em quatro programas: Programa Jurema Proteção do Cerrado; Programa Povos do Cerrado; Programa Suindara; & Programa Elos do Cerrado.

SOBRE O PROJETO OLHO D’ÁGUA
 
O IC entende que a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPN é uma estratégia fundamental para a conservação do bioma Cerrado. Desde 2018, apoiamos a criação de 26 RPPNs com o suporte de diversos parceiros e apoiadores locais, em Projetos implementados no âmbito do Programa Jurema. 

Atualmente, está em andamento o Projeto Olho D'Água, uma parceria entre o IC e a Coca-Cola Brasil, com o objetivo de proteger grandes áreas de Cerrado na bacia do Rio Paraná, incluindo porções do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, conforme mostra o mapa do ANEXO I, do Termo de Referência nº 01/2023.

O Projeto tem como foco a proteção de áreas de recarga subterrânea e margens de rios em propriedades rurais da região. Para tanto, buscamos proprietários rurais engajados na proteção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, e que tenham interesse na instituição de áreas sob regime especial de proteção em suas propriedades, essencialmente na forma RPPN e Servidão Ambiental.

OBJETO

Contratação de consultores locais para mobilizar proprietários e/ou possuidores de imóveis rurais que possam se interessar na instituição de Servidão Ambiental ou RPPN em áreas remanescentes de vegetação nativa.
 
As atividades serão desenvolvidas com foco nos municípios de Luziânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá e Pirenópolis, localizados no estado de Goiás e nos municípios de Cabreúva, Cajamar, Jundiaí e Pirapora do Bom Jesus em São Paulo. Também serão considerados outros municípios que incidam no limite da Bacia do Rio Paraná.