João da Silva
O Programa Suindara é a linha de atuação do Instituto Cerrados voltada ao monitoramento de queimadas e desmatamento no bioma Cerrado.

Por meio de diferentes projetos, o Programa desenvolve ações para o fortalecimento da prevenção e combate aos incêndios e desmatamento em áreas de vegetação nativa, especialmente ao disponibilizar a ferramenta Suindara - Sistema de Alertas de Fogo e Desmatamento aos atores do fogo.

O Suindara Sistema de Alertas funciona  em qualquer smartphone.  A ferramenta traz agilidade e eficácia, pois envia mensagens de alerta diretamente para os gestores da área e atores envolvidos, com um mapa indicando o local da queimada, possibilitando a navegação e ação in locu. 

O Sistema Suindara  coleta, filtra e disponibiliza dados e informações possibilitando que o gestor da área receba os alertas por mensagens no celular pertinentes apenas ao seu território e entorno pelo celular. Sem que necessite de qualquer habilidade técnica para o uso do Sistema.

O Suindara contribue ,em tempo real, para uma tomada de decisão mais assertiva frente ao combate de incêndios não programados e desmatamento em territórios protegidos. 

Os alertas contêm informações sobre os focos de calor e desmatamento, localização exata da ocorrência, a distância que se encontra entre o gestor e o foco de cada ameaça, além das rotas com mapas topográficos. Para os territórios parceiros do Suindara também promovemos planos de combate ao fogo e desmatamento.

Assista o vídeo e entenda mais sobre como funciona o Suindara Sistema de Alertas:
Uma das ações do Programa é o apoio às brigadas de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Para reduzir o tempo de resposta e otimizar o planejamento da gestão do fogo, é fundamental que as brigadas estejam capacitadas e estruturadas com equipamentos que garantam eficiência e segurança nas operações.

Até o momento apoiamos seis brigadas de prevenção e combate aos incêndios florestais, sendo quatro voluntárias (Brigada Voluntária de São Jorge, Brigada Voluntária Gavião Fumaça, Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante e Brigada Guardiões da Cafuringa), uma comunitária (Brigada Comunitária de Terra Ronca) e uma federal (Brigada do Parque Nacional de Emas), através da doação de equipamentos de combate e de proteção individual (EPIs).


Atualmente o Suindara - Sistema de Alertas possui mais de 100 usuários cadastrados para receber alertas de fogo e desmatamento em 42 territórios, somando mais de 5 milhões de hectares do bioma Cerrado monitorados.

image
Iniciativa “Tamo de Olho”

O "Tamo de Olho" tem como objetivo identificar casos de desmatamento que estão ocorrendo na região do Matopiba (acrônimo de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), sobretudo aqueles envolvendo territórios de Povos e Comunidades Tradicionais, e territorios chave, como Unidades de Conservação. A iniciativa busca a incidência junto ao Ministério Público e Órgãos Ambientais, com foco na responsabilização das ilegalidades e reconhecimento e respeito aos direitos territoriais.

Para isso, os alertas de desmatamento serão classificados com base em critérios que resultam em um ranqueamento dos casos de desmatamentos mais emblemáticos.  A iniciativa foi idealizada pelo Instituto Cerrados, WWF-Brasil, IPAM, ISPN e Rede Cerrado.

O "Tamo de Olho" pretende contribuir para uma atuação mais incisiva no combate ao desmatamento, por meio de uma articulação estratégica junto ao Ministério Público e Órgãos Ambientais com foco na responsabilização das ilegalidades, no reconhecimento e respeito aos direitos territoriais dos Povos Tradicionais que vivem na região.

Quer apoiar o Instituto Cerrados a monitorar mais hectares no bioma Cerrado? Ajude no combate ao desmatamento e as queimadas não programadas no bioma Cerrado. Faça parte dessa história! 

Deixe seu comentário sobre o que você achou desse artigo.